BLOG ORGANIZADO POR PE. LIZANDRO CARDOSO GOULARTE.





PARÓQUIA SANTA BÁRBARA

AV. ALBERTO PASQUALINE, 875, CENTRO
CEP: 96740-000
ARROIO DOS RATOS/RS
TEL: (51)36561451


MINHA BENÇÃO!
Pe. Lizandro Cardoso Goularte

segunda-feira, 21 de março de 2011

A QUEM OS SINOS INCOMODAM?

Lembro-me que, quando trabalhava como Diácono na Paróquia do Divino Espírito Santo (Cachoeirinha - RS) havia uma coisa que muitas vezes me trazia incomodação: como tinha ali na frente da igreja um bar onde muitos se reuniam nos Sábados à noite para beber, conversar e cantar no Karaokê, era inevitável o som alto que vinha dos carros daqueles que ali se encontravam na redondeza. O que me assustava não era propriamente o fato de ter som saindo destes carros, mas sim a intensidade de som que destes carros saiam! Por vezes era tão alto que chegava a provocar abalos sísmicos na casa paroquial. No dia de minha ordenação sacerdotal, que foi realizado no ginásio desta Paróquia, no momento do ritual em que o Bispo e os padres presentes impunham as mãos sobre minha cabeça, sendo este um momento que tradicionalmente se acompanha em silêncio, este foi quebrado pelo som intenso que saía de um destes carros. Porém o fato que me causou mais indignação foi quando, na madrugada da Quinta Feira para a Sexta Feira Santa, um destes carros causou transtorno ao tocar música alta de madrugada e próximo à igreja, onde jovens estavam reunidos em Adoração! A poluição sonora que provém destes carros com som a todo volume é lago que incomoda e muito a vizinhança.
Tem uma coisa que me preocupa: o barulho que estes carros fazem é transtornante e tiram o sono de qualquer um! Para completar a situação, em muitas casas, a exemplo do som alto dos carros, os aparelhos de som são ligados no volume máximo, com música de baixa qualidade, ofensivamente imoral e executados em horários inapropriados. Será que isto não incomoda as pessoas? Porque que isto não as incomoda e os sons dos sinos das Igrejas as incomoda? Muitos destes sinos, por acaso, serviram muitas vezes também para avisos de perigos na região e anúncios fúnebres de pessoas queridas que faleceram! Porque os sons dos sinos incomodam? Porque processam nossas Igrejas e Catedrais pelos sons que saem de seus campanários, agradáveis e úteis à sociedade, pois além do serviço religioso, situam as pessoas na hora, e não processam os donos dos carros que passam nas nossas ruas praticamente destruindo as nossas casas por meio dos abalos sísmicos provenientes do som alto?
Me entristece ao abrir hoje a Zero Hora (19/02/2011) e ver que a Igreja Nossa Senhora da Fátima, de Cruz Alta (RS) se viu obrigada a calar a boca de seus sinos, temendo tomar uma multa judicial, por causa de processos movidos POR UMA PARCELA INGRATA DO POVO CRUZALTENSE que não aguentam ouvir estes sons, mas que certamente buscam a Igreja Católica para realizar os batizados e casamentos de seus filhos, exigem de tudo para a Igreja e depois escarram contra ela.
Alegam estes que tem o direito de viver em uma sociedade que não tem barulho e não querem ser perturbadas! Queria saber se estes, além de mover processos contra a Igreja, também estão movendo processos contra aqueles que tem carros com sons potentes que tiram o nosso sono, pois estes perturbam muito mais que sinos de igrejas, e os que fazem festas em seus apartamentos e casas com som a todo volume e bebedeiras que, além de prejudiciais a si mesmos, incomodam a vizinhança! Possível que não, pois alguns destes carros podem ser que pertence a eles ou a seus filhos, bem como as festas são realizadas pelos memos!
Eu sei porque os sinos incomodam e perturbam tanto! Cada badalada que é dada por estes sinos lembram que Deus pede a eles que voltem a participar da Igreja, da comunidade de fé, que busquem aquilo que é fundamental à suas vidas e deixem de lado a cegueira que os levam a buscar futilidades! Que deixem de ser egoístas e que a caridade faça parte de suas vidas! Falo isto referente a esta reportagem sobre Cruz Alta, mas também direciono esta crítica a todos aqueles que pensam que os sinos das igrejas devem se calar.
Para finalizar, termino fazendo a seguinte pergunta: se dos campanários das igrejas não saíssem o "DESAGRADÁVEL" SONS DOS SINOS, mas saíssem os "AGRADÁVEIS" SONS DE FUNK QUE SAEM DOS VOSSOS CARROS, vocês moveriam processos?

Por PE. BATISTA NUNES VIEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário