BLOG ORGANIZADO POR PE. LIZANDRO CARDOSO GOULARTE.





PARÓQUIA SANTA BÁRBARA

AV. ALBERTO PASQUALINE, 875, CENTRO
CEP: 96740-000
ARROIO DOS RATOS/RS
TEL: (51)36561451


MINHA BENÇÃO!
Pe. Lizandro Cardoso Goularte

quinta-feira, 23 de junho de 2011

SOLENIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS






DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Esta devoção tem sua origem nas aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em Paray-le-Monial, em França.
No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Nosso Senhor apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque e, descobrindo seu Coração disse-lhe: “Eis o coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por Mim neste Sacramento de Amor”.
Desde então, ou melhor, desde que as ditas aparições foram reconhecidas pela Igreja, esta celebra, na sexta-feira depois da oitava da Festa do Corpo de Deus, a Festa do Sagrado Coração de Jesus.
“De acordo com os desejos de Nosso Senhor, manifestados a Santa Margarida Maria Alacoque, deve ser dia de reparação, pela ingratidão, frieza, desprezo e sacrilégios que muitas vezes sofreu na Eucaristia, por parte de maus cristãos, e às vezes até por parte de pessoas que se presumem piedosas. Em todas as igrejas se fazem neste dia, solenes actos colectivos de reparação. Para estimular os cristãos e retribuir com amor tantas e tão grandes provas de amor do divino Coração de Jesus, dedicou à sua veneração, não só a primeira sexta-feira de cada mês, mas também um mês inteiro, o mês de junho.”
Em 1673, Santa Margarida Maria de Alocoque começou a ter uma série de revelações que a levaram à santidade e ao impulso de formar uma equipe de apóstolos desta devoção. Com seu zelo conseguiram um enorme impacto na Igreja.
Foram divulgados inúmeros livros e imagens. As associações do Sagrado Coração subiram em um século, desde meados do século XVIII, de 1000 a 100.000, umas vinte congregações religiosas e vários intuitos seculares foram fundados para entender seu culto de mil formas.
O Apostolado da Oração, que pretende conseguir nossa santificação pessoal e a salvação do mundo mediante esta devoção, contava já em 1917 com 20 milhões de associados. E em 1960 chegava ao dobro em todo o mundo, passando de um milhão na Espanha; suas 200 revistas tinham 15 milhões de inscrições. A maior instituição de todo o mundo.
A oposição a este culto sempre foi grande, sobretudo no século XVIII por parte dos jansenistas, e recebeu um forte golpe com a suspensão da Companhia de Jesus (1773). Na Espanha foram proibidos os livros sobre o Sagrado Coração de Jesus. O imperador da Áustria deu ordem que desaparecessem suas imagens em todas as Igrejas e Capelas. Nos seminários era ensinado: “a festa do Sagrado Coração provocou uma grave mancha sobre a religião”.
A Europa oficial rejeitou o Coração de Cristo e em seguida foi assolada pelos horrores da Revolução Francesa e das guerras napoleônicas. Mas depois da purificação, ressurgiu de novo com mais força que nunca.
Em 1856 Pio IX estendeu sua festa a toda a Igreja. Em 1899 Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus.

O QUE FAZER...
Uma das primeiras coisas a fazer é a entronização do Sagrado Coração de Jesus nos nossos Lares.
O gesto de entronização consiste em colocar a imagem de Jesus num lugar especial da casa, para recordar a sua presença permanente no lar. A imagem traz em destaque o coração como símbolo do amor. É um sinal que nos lembra o amor de Jesus por nós, e que se deve revelar ao mundo através da nossa própria vida de amor em família.

PROMESSAS
Falando a Santa Margarida Maria, Jesus prometeu a todos aqueles que honrassem o seu Divino Coração:
· “Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado”.
· Porei paz em suas famílias.
· Consolá-los-ei em todas as suas aflições.
· Serei o seu refúgio na vida e principalmente na morte.
· Derramarei abundantes bênçãos sobre todas as suas empresas.
· Os pecadores acharão no meu Coração o manancial e o oceano infinito de misericórdia.
· As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
· As almas fervorosas altear-se-ão, rapidamente, às eminências da perfeição.
· Abençoarei as casas, onde se expuser e venerar a imagem do meu Sagrado Coração.
· Darei aos sacerdotes o dom de abrandarem os corações mais endurecidos.
· As pessoas que propagarem estas devoções terão os seus nomes escritos no meu Coração, para nunca dele serem apagados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário