BLOG ORGANIZADO POR PE. LIZANDRO CARDOSO GOULARTE.





PARÓQUIA SANTA BÁRBARA

AV. ALBERTO PASQUALINE, 875, CENTRO
CEP: 96740-000
ARROIO DOS RATOS/RS
TEL: (51)36561451


MINHA BENÇÃO!
Pe. Lizandro Cardoso Goularte

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

LIVROS HISTÓRICOS






LIVROS HISTÓRICOS



Entre os vários gêneros literários da Bíblia, a história, por sua extensão, ocupa primeiro lugar. Ocupa a maior parte do Antigo Testamento. A História do Povo de Israel é datada e apresentada nos chamados Livros Históricos. Depois da morte de Moisés, o Povo Hebreu foi confiado a Josué e eles precisavam se organizar. Toda essa trajetória é mostrada nesses Livros. Os Livros Históricos são divididos em 3 categorias:
- Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1e 2 Reis narram a História de Israel, desde a conquista da Terra Prometida até o Exílio da Babilônia (586 a.c)
O Livro de Josué foi escrito durante o Exílio da Babilônia (586 a.c) e mostra a conquista da Terra Prometida (Canaã) pelas Tribos de Israel, organizadas por Josué. O Livro dos Juízes narra fatos situados entre 1200 e 1020 a.c. Narram a vida das Tribos de Israel até o início da Monarquia, tendo os juízes como defensores do Povo de Israel. Os povos eram defendidos pelos juízes, frente as dominações estrangeiras. Os principais juízes foram Otoniel, Sansão, Gedeão. O Livro de 1 Samuel é datado entre 1040 e 1010 a.c. O primeiro Livro narra o governo sucessivo de Samuel, Saul e Davi. O Livro de 2 Samuel é datado entre 1010 e 971 a.c. Narra o reinado de Davi, sendo rei de Judá, sucedido por Salomão. O Livro de 1 Reis é datado entre 952 e 561 a.c. Mostra a divisão do Império entre Reino de Israel (Samaria) e Reino de Judá (Jerusalém), após a morte de Salomão, abrindo espaço para a dominação Assíria, em 586 a.c. O Livro de 2 Reis narra a volta do Exílio da Babilônia, com a reforma religiosa proposta pelo rei Josias.
- 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, 1 e 2 Macabeus narram pontos de vista particulares desde o Reinado de Davi até a formação da sociedade judaica, após o retorno do Exílio da Babilônia (430 a.c) e a resistência heróica diante a dominação estrangeira dos Selêucidas (Gregos).
Os Livros de 1 e 2 Crônicas narram a unidade religiosa perdida no Exílio da Babilônia. Mostra a figura do Rei Davi, como renovador do culto judaico. O Livro de Esdras e Neemias narram a volta dos judeus do Exílio e a restauração religiosa, por volta de 537 e 432 a.c. Frente ao domínio Persa e a destruição do templo, o sacerdote Esdras e o leigo Neemias são responsáveis pelo reagrupameno civil e religioso do povo judeu. Os Livros de 1 e 2 Macabeus narram a batalha entre os judeus e os gregos (selêucidas). Os títulos dos Livros tomam o nome de Judas Macabeu, filho de Matatias, figura central da narração.
- Rute, Tobias, Ester, Judite narram os episódios notáveis dos últimos séculos (VII-V a.c), tendo esses nomes como modelos de vivência da fé diante das situações.
O Livro de Rute foi escrito após a volta dos judeus do Exílio e o reagrupamento em Judá. Narra a figura de uma mulher moabita, de nome Rute, que luta pela fé e pelos valores da família e da pátria, frente as invasões estrangeiras. O Livro de Tobias foi escrito no ano 200 a.c. Narra o exemplo de um judeu fiel a Deus, chamado Tobit, mantendo a identidade judaica frente a dominação Grega. O Livro de Ester narra a memória da festa chamada Purim, em recordação a eliminação do perigo do domínio Persa. O Livro de Judite foi escrito na Palestina, por volta de 150 a.c. Narra a história de uma mulher hebréia, de nome Judite, que defendeu a pátria, frente ao domínio Assírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário