BLOG ORGANIZADO POR PE. LIZANDRO CARDOSO GOULARTE.





PARÓQUIA SANTA BÁRBARA

AV. ALBERTO PASQUALINE, 875, CENTRO
CEP: 96740-000
ARROIO DOS RATOS/RS
TEL: (51)36561451


MINHA BENÇÃO!
Pe. Lizandro Cardoso Goularte

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CURSO BÍBLICO




PENTATEUCO

Vem do grego Pentateuchos, que significa “Livro de Cinco Volumes”. São os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: GÊNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS E DEUTERONÔMIO. Os judeus chamam de Torah, o Livro da Lei. Os livros do Pentateuco falam da formação do mundo, da humanidade e do Povo escolhido por Deus. A autoria é atribuída a Moisés. Os temas centrais são: PROMESSA, ELEIÇÃO, ALIANÇA, LEI. O Gênesis mostra a queda e a recompensa da salvação. O Êxodo é o esboço da redenção. Os Números representa o tempo de provação. O Levítico mostra a santidade e pureza ao serviço de Deus e o Deuteronômio remonta e lei.

1) GÊNESIS: Significa “Começo”. Narra os acontecimentos, desde a criação do mundo, da humanidade (homem e mulher), sua queda e consequências, a perversidade castigada pelo Dilúvio e o repovoamento feito através da Arca de Noé (Gn 1-11). Depois, a história dos patriarcas hebreus Abraão, Isaac, Jacó e José (Gn 12-50), até a fixação deste povo no Egito, depois da história de José.
2) ÊXODO: Significa “Saída”. Este livro narra a história da saída do Povo Hebreu do Egito rumo a Terra Prometida, liderada por Moisés. Narra o nascimento, a vida e o ministério profético de Moisés, diante do Povo de Israel, bem como o estabelecimento da lei e a construção do Tabernáculo. Trás dois temas principais: A Libertação do Egito e a Aliança no Monte Sinai, ligados pela marcha através do deserto. Deus faz sua aliança com o Povo, por meio do Decálogo (10 Mandamentos), mas o povo é corrompido pelo Bezerro de Ouro. Deus perdoa e renova a aliança.
3) LEVÍTICO: Seu nome provém da Tribo de Israel, chamada Levi, com função sacerdotal. Esse livro tem um caráter legislativo. Apresenta em seu texto rituais de sacrifícios, exopiações, cerimoniais dos sacerdotes Aarão e seus filhos. Apresentava normas referentes ao puro e impuro, pela lei da santidade e tinham um calendário litúrgico.
4) NÚMEROS: Chama-se Números porque começa com um grande recenseamento do Povo Hebreu do deserto, bem como seus principais acampamentos. Este livro tem um caráter histórico. Mostra a marcha organizada, com a Arca da Aliança (Presença de Deus). A partida do Sinai é preparada pelo recenseamento do Povo, rumo a Terra Prometida, com a chegada a Cades e a Moab e as Tribos de Gad e Rubem se estabelecem na Transjordânia
5) DEUTERÔNOMIO: Significa “Segunda Lei”. Este livro contém os discursos de Moisés ao povo no deserto, durante seu Êxodo do Egito a Terra Prometida. Traz um código de leis civis e religiosas, pelos discursos de Moisés. Aparece trechos referentes ao fim de Moisés e Missão de Josué.

Nenhum comentário:

Postar um comentário