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terça-feira, 16 de agosto de 2011

DOGMA DA ASSUNÇÃO DE MARIA




Neste terceiro domingo de Agosto, celebramos o Dogma da Assunção de Maria ao céu e a vocação a vida religiosa. Surge a pergunta: Qual é o significado da Assunção para os cristãos católicos? Antes de responder essa pergunta, vamos passar a tradição cristã sobre a origem do Dogma. Nos Evangelhos Apócrifos: “Escondidos”, os livros que apesar de atribuídos a um autor sagrado, não são aceitos como canônicos. E qual o exato significado da palavra “Canônico”? A palavra deriva de “Cânon”, que é o catálogo de Livros Sagrados admitidos pela Igreja Católica. Nesses Evangelhos encontramos a tradição sobre a Assunção de Maria. Três anos antes de morrer, Maria recebeu de Jesus o anúncio de sua morte, no monte das Oliveiras. Em sua casa, em Jerusalém, ela dormiu, daí a tradição da Dormição de Maria. Jesus veio ao seu encontro nesse momento. Ele pede aos apóstolos que preparem o corpo e o levem até um lugar indicado por ele, no vale de Josafá. Quando chegam, depositam o corpo de sentam á porta do sepulcro. Jesus aparece rodeado de anjos, saúda-os e pede aos anjos que levem a sua alma para o céu. Jesus ressuscita o seu corpo. Quando o corpo chega ao céu, Jesus coloca a alma novamente no corpo glorioso e a coroa como rainha do céu. A Dormição de Maria nasce da fé que Maria não morreu, mas dormiu. E por ter sido levada ao céu, assunta, nasceu á terminologia Assunção de Maria. O dogma da Assunção foi proclamado pelo Papa Pio XII, em 1950, com a Bula Munificentissimus Deus. Ela diz: “Definimos que a Imaculada Conceição, sempre virgem, cumprindo o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma á glória celestial. Após a explicação do dogma, retoma-se a pergunta: “Qual é o significado da Assunção para os cristãos católicos? Segundo o Papa Bento XVII destacou que a Assunção de Maria indica “um caminho e uma meta a todo cristão, o céu!” A Assunção de Maria prefigura a salvação do corpo e da alma. O corpo destina-se a vida eterna. Após a morte, o corpo será glorificado, assim como foi o de Maria. Todo cristão deve valorizar o corpo, como templo do Espírito Santo, e prepará-lo para vida eterna. Na Leitura do Apocalipse de São João, a perseguição de Maria prefigura a perseguição da Igreja, feita pelo Império Romano, simbolizado no Dragão, a antiga serpente que cresceu. A perseguição é contra os cristãos, autorizada pelo imperador Nero. Seus corpos sofriam as diversas formas de martírio. Nero costumava mandar queimar os cristãos, para iluminar as noites romanas. Haviam outras formas: decapitação; alimento para as feras (leões, touros, tigres, cães), crucificação; apedrejamento. O corpo e o sangue derramado eram os sinais do testemunho. Os restos mortais eram venerados nas catacumbas (cemitérios subterrâneos dos mártires cristãos). Surgem as primeiras raízes da veneração aos santos. O modernismo e as tendências atuais ferem o corpo, criado a imagem e semelhança de Deus. Vivemos hoje a famosa “Ditadura do Corpo” e as suas conseqüências. Uma busca incansável pelo corpo perfeito: academia, musculação, anabolizantes, remédios de emagrecimento. Uma disciplina para o corpo se precisa: alimentação saudável, exercícios físicos, higiene corporal. Isto está acima de qualquer exagero. Quantos jovens deprimidos porque não tem aquele corpinho igual ao galã da novela, da top model do momento, daquela dançarina do grupo musical. Corpos sarados e modificados pelo silicone, botox, lipoaspiração são o sonho de consumo de muitos. Piercings, tatuagens, mutilações, prostituição (venda do corpo), bebida, cigarro, drogas, também estão aí. O corpo que supera o espírito. Esquece-se do espírito e investe-se no corpo. A preservação do corpo é importante. Castidade (uso correto da sexualidade, que desemboca na fildelidade); pudor (modo de se vestir); correta alimentação (saúde); santificação sentidos (olhos (ver); nariz (sentir); boca (comer); ouvidos (escutar); mãos (tocar). A consagração religiosa (hábito); Vestes litúrgicas (dignas, limpas, passadas); Vestes Clericais (clegirmam). Muitos perguntam sobre a visão da Igreja sobre a cremação. Após a morte, sobrevive á alma. O corpo entra em decomposição. A ressurreição se dará com o corpo modificado, o corpo glorioso. A ressurreição de Jesus é fundamento da ressurreição do corpo glorioso. “A Igreja permite a cremação, se esta não manifestar uma posição contrária à fé na ressurreição dos corpos” (catecismo n. 2301). Por isso nosso corpo deve ser preservado. O Dogma da Assunção nos ensina a preparar nosso corpo para o céu

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