BLOG ORGANIZADO POR PE. LIZANDRO CARDOSO GOULARTE.





PARÓQUIA SANTA BÁRBARA

AV. ALBERTO PASQUALINE, 875, CENTRO
CEP: 96740-000
ARROIO DOS RATOS/RS
TEL: (51)36561451


MINHA BENÇÃO!
Pe. Lizandro Cardoso Goularte

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

HOMILIA INICIO DE ANO 2012





MÃE DE DEUS

Irmãos, nosso ano de 2012 nasce sob o sinal da benção e da maternidade. Deus nos concede a benção e nos oferece o colo de mãe. A narrativa da primeira leitura dos Números começa no Monte Sinai (Revelação Deus a Moisés- 10 Mandamentos) e termina 40 anos mais tarde, com o povo na Planície de Moab, para entrar na terra prometida.  Aparece a presença de Deus com seu povo no deserto. A presença da Arca da Aliança significa que Deus caminha com seu povo e que os sacerdotes são mediadores de Deus pela benção. A benção dada pelos sacerdotes é vista como vontade de Deus. São pontes de Deus para com o seu povo. A benção dada na primeira leitura é a benção de Aarão. Abençoar significa “derramar poder de vida”.  A benção divide-se em dois gestos:
1º- Erguer as mãos para abençoar (Invocar a presença de Deus – Aponta para o céu)
2º- Pronunciar o nome de Deus é abençoar (Deus que abençoa)
Divide-se em algumas frases:
1º-Fazer brilhar a face sobre nós!” (Deus olha com estima/carinho)
2º-O Senhor te guarde!” (Deus protege seu povo contra o fracasso das colheitas e a ameaça dos inimigos)
3º- “O Senhor trás a paz!” (Deus concede um estado de perfeição)
Aqui temos a benção completa. Qualquer outra forma de rito de iniciação concedidas por outras crenças para começar 2012 são incompletas (mandingas, simpatias, banhos de descarrego, previsões de cartas, búzios, horóscopo). Não iniciamos o ano sob a dúvida, mas diante da certeza, Deus está conosco pela presença de Maria, a Mãe de Deus. Ele é o Emanuel “Deus Conosco”. Pesquisa dos nomes de pessoas mais usados no Brasil são Maria e José. Muitos lares vão começar com a presença da Mãe: “Um amor de Mãe é a benção da casa. Sua maldição arrasa até os alicerces”.
História: “Um homem velho criava um cavalo branco de fazer inveja a todos. Não vendia por dinheiro algum. Certa manhã, o cavalo fugiu. O povo dizia que isto era o que ia acontecer. O home velho dizia: “Só o tempo dirá se essa notícia se trata de uma benção ou maldição!” Dias depois, o cavalo voltou. Não havia sido roubado, mas fugido. E para a alegria do dono, trouxe uma dúzia de cavalos selvagens consigo. As pessoas comentavam a sorte que o homem teve. O velho continuava a responder: ““Só o tempo dirá se essa volta se trata de uma benção ou maldição! O ancião tinha um único filho, que começou a domar os cavalos selvagens. Uma semana depois, caiu do cavalo e fraturou a perna. As pessoas comentavam sobre o fato. O Home velho respondia: “Só o tempo dirá se essa queda se trata de uma benção ou maldição! Algumas semanas depois, o país entrou em guerra e todos os jovens foram convocados para lutar. Somente os aleijados e doentes foram dispensados. Os moradores vieram até o homem e disseram: “Tinha razão. Nossos filhos não retornarão da guerra. A queda do cavalo foi uma benção para o Senhor.” Vocês continuam a lugar as coisas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário